PESQUISAR NESTE BLOG:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PROGRAMA DO CURSO E ENCONTROS PRESENCIAIS

a) qual a quantidade de encontros presenciais obrigatórios e as suas datas (tendo em vista que precisarei viajar até o Espírito Santo para participar destes encontros)?

NO MÍNIMO 6 A 8 ENCONTROS FORMATADOS EM CALENDÁRIO MÓVEL (CONFORME DISPONIBILIDADE DO PROFESSOR E DOS RECURSOS DISPONIBILIZADOS À ÉPOCA)....

COMO O CURSISTA FICA VINCULADO AO POLO, DEPENDENDO DE SEU DESEMPENHO DURANTE O CURSO, PODE SER CONVOCADO PELO TUTOR A COMPARECER AOS POLOS. ACREDITA-SE QUE O DESEMPENHO DAS ATIVIDADES (TANTO INDIVIDUAIS QUANTO EM GRUPO) VINCULEM O CURSISTA A, PELO MENOS, UMA VISITA QUINZENAL AO POLO.


b) a inscrição em determinado polo me obriga a realizar as atividades presenciais neste polo? Ou todas estas atividades serão em Vitória, na sede da UFES?
SIM, VINCULA AO POLO (VIDE RESPOSTA SUPRA)


c) qual é o programa do curso (a ementa, com os tópicos a serem estudados)? Vocês podem me enviar tal documento?

MÓDULO 1 – Políticas públicas e promoção da igualdade
O objetivo geral deste módulo consiste na apresentação de conceitos de cunho teórico e histórico, além da apresentação do estado da arte sobre promoção da igualdade, a partir dos quais seja possível discutir a importância da formação dos(as) servidores(as) públicos(as), bem como da população, para o entendimento, identificação e enfrentamento das desigualdades motivadas por gênero e raça.
MÓDULO 2 – Políticas Públicas, sexo e gênero
Este módulo visa apresentar a trajetória de elaboração conceitual, os significados, bem como as diferenças entre os conceitos de sexo, gênero e sexualidade.
MÓDULO 3 – Políticas públicas, raça e etnia
O objetivo geral deste módulo é propiciar ao público alvo do curso as principais questões que envolvem o tema "raça e etnia", procurando articulá-las com questões pertinentes à gestão de políticas públicas.
MÓDULO 4 – Estado e sociedade
O conteúdo deste Módulo direciona-se ao estudo da realidade brasileira. Pretende aprofundar o conhecimento de nossa história, tendo como ponto de partida a teoria geral sobre o nascimento e a consolidação da Sociedade e do Estado, o cerne deste módulo será a trajetória histórica da Sociedade Brasileira e do Estado Brasileiro.
MÓDULO 5 – Gestão de políticas públicas
Conceitos de interseccionalidade, intersetorialidade e transversalidade, Equidade de gênero e raça na cultura organizacional; Planejamento governamental e orçamento público com enfoque de gênero e raça; e, Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos.
MÓDULO 6 – Metodologia de desenvolvimento do TCC
Neste modulo visa fornecer informações básicas de metodologia da pesquisa servindo de guia à elaboração do TCC.


d) qual é o valor cobrado pela inscrição?

NÃO HÁ COBRANÇA DE VALOR PARA A INSCRIÇÃO E O CURSO É GRATUITO.